Barateando: como começar uma coleção com pouca grana?
Responda rápido: qual diferença você vê entre as duas bonecas abaixo?
Tratam-se de duas Barbies Passeio, modelo lançado pela Estrela em 1989. E se você realmente só bateu o olho de relance nas fotos, muito provável que não tenha visto nenhuma diferença gritante.
Mas há sim, várias diferenças, sendo que a maior de todas elas é o preço. A primeira, à esquerda, foi reformada por mim. Comprei a cabeça por 90 reais, e comprando um corpinho, fazendo as roupas, e a caixa, gastei aos poucos aproximadamente 80, ou seja, aprox. 170 reais. Já a segunda é uma 100% original, vendida por, aproximadamente, 800 a 1200 reais.
É claro, não estamos aqui discutindo a validade da originalidade das peças. Sabemos o quão árduo e dedicado é o trabalho e a procura de colecionadores de nível profissional, que durante anos adquirem, catalogam e cuidam dessas peças, montando acervos incríveis!
Mas este texto se presta a dar um outro ponto de vista. Já vi muitas pessoas se admirarem diante destas coleções, terem lembranças gostosas da infância ao ver estes brinquedos antigos, mas dizerem: "É uma pena que eu não possa colecionar, porque não tenho dinheiro pra isso".
Oras, colecionar pode ser pra você também! E se existir uma outra forma de fazer isso? É possível recriar experiências da infância de uma forma mais acessível. Aqui, dou algumas dicas de como começar sua coleção, sem se assustar com os valores:
1 - Garimpe!
Brinquedos antigos, quando completos, são vendidos por preços caros, MUITO caros. Mas, quando estão em estado incompleto, ou de sucata, geralmente são vendidos em lote, a preços baixos. E às vezes, num anúncio de "lote de cabeças de bonecas antigas", "lote de corpinhos de Barbie", você encontra peças raras. Daí cabe o trabalho de higienizar, hidratar cabelos, pentear, colar peças quebradas, etc. Procure por lotes em sites como Mercado Livre, Shopee, etc.
2 - Crie!
Pra reformar brinquedos antigos, você vai ter que usar sua criatividade e colocar a mão na massa. Você vai precisar desenvolver habilidades como repaint (repintar o rosto de bonecas que desbotaram com o tempo), reroot (recosturar o cabelo de bonecas que ficaram carequinhas), costura (pra fazer as roupinhas), dentre outras. Existem vários tutoriais no Youtube e em grupos de colecionadores do Facebook (aqui mesmo no blog você encontra o tutorial de como fazer as caixas, por exemplo). Há também, nestes mesmos grupos, profissionais que fazem estes serviços de reformas de bonecas - e muitas vezes, sai mais em conta encomendar esse serviço pra reformar uma peça do que comprar a mesma boneca em estado completo.
3 - Se divirta!
O mais legal que acho de colecionar brinquedos reformados é que você pode brincar com eles à vontade - afinal, eles não tem valor significativo de revenda. Uma boneca lacrada na caixa original dos anos 80 jamais poderá ser tirada de lá, pois significaria uma queda enorme no seu preço (imagina se ela quebrar?!). Mas com um brinquedo reformado você tem mais liberdade de brincar à vontade - e reviver sua infância!
No final, é isso o que mais vale em sua coleção - você amar seus brinquedos e se divertir bastante! <3
Comentários
Postar um comentário
Comentários ofensivos serão rastreados e denunciados.